segunda-feira, 26 de maio de 2014
A boa é: Teresópolis
Um dos destinos de inverno preferidos dos cariocas, Teresópolis reúne estilos variados de turistas. Casais chegam em busca dos cenários românticos proporcionados pelas pousadas e restaurantes charmosos - incrementados por lareiras, cozinhas de primeira e bons vinhos. Já as famílias curtem as compras na tradicional feirinha de artesanato, enquanto os aventureiros fazem a festa no Parque Nacional da Serra dos Órgãos. A reserva abriga o principal cartão-postal da região, o pico Dedo de Deus, a 1.692 metros de altitude.
Para apreciar a bela formação rochosa há diversas maneiras. Quem não quer fazer esforço deve seguir para o Mirante do Soberbo, no trevo de acesso à cidade e com estacionamento para os carros. Já os fãs da adrenalina apostam no modo mais radical: encarando a travessia Teresópolis-Petrópolis. São três dias de caminhada em meio à mata nativa, percorrendo 42 quilômetros e dormindo em campings selvagens dentro do parque. O sacrifício é recompensado por cachoeiras, orquídeas, bromélias gigantes e paisagens que descortinam até mesmo a baía de Guanabara.
A reserva brinda também os adeptos da escalada com vias que levam ao ponto culminante da Serra do Mar - a Pedra do Sino, com 2.200 metros de altura. O parque, porém, é generoso ainda com aqueles que querem apenas relaxar, oferecendo áreas para piqueniques, piscinas naturais e pequeninas trilhas para passear sem pressa.
Depois de curtir a natureza, a dica é entregar-se sem culpa à boa mesa e às compras. Os restaurantes oferecem pratos perfeitos para o frio, como fondues e raclettes; mas alguns reservam surpresas. É o caso do Dona Irene, especializado em culinária russa. O banquete, que deve ser degustado sem pressa, é digno de um czar. Já na Cremerie Genève, além de saborear as receitas francesas, os clientes encontram uma lojinha repleta de queijos de leite de cabra. Guarde espaço para a sobremesa, facilmente encontrada na Feirinha do Alto - entre um box e outro de artesanato e roupas, há sempre um balcão com doces e compotas.
Assinar:
Postar comentários (Atom)

Nenhum comentário:
Postar um comentário